Teses e dissertações

Teses

FRANÇA, A. C. P. de. Biofeedback e regulação emocional: um estudo sobre a emoção aplicada a sistema de treinamento em Realidade Virtual. 2019. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.


PAIVA, M. M. B. Percepção de salas residenciais por idosos – Uso das técnicas de Seleção Visual, Realidade Virtual e Eletroencefalografia.. 2018. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.


SARMENTO, T. F. C. S. Modelo conceitual de ambiente de aprendizagem adequado à práticas com Blended Learning para escolas de Ensino Médio. 2017. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.


COSTA, A. P. L. Contribuição da ergonomia para a composição de mobiliário e espaços de trabalho em escritório. 2016. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.


MARTINS, R. G. S. S. As (Im) Possibilidades da proteção legal ao Design no Brasil contemporâneo. 2014. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.

VILLAROUCO, V. Modelo de avaliação de projetos: enfoque cognitivo e ergonômico. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina.

COSTA FILHO, L. Midiápolis: Comunicação, persuasão e sedução da paisagem urbana midiática. 2012. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco.

SANTIAGO, S. M. P. Arquitetura e Instrução Pública: a reforma de 1922, concepção de espaços e formação de grupos escolares no Ceará. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará.

Dissertações

2016- 2020

COSTA, L. H. S. DE C. ANÁLISE DO AMBIENTE EM SALAS DE ATENDIMENTO DA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA SOB O FOCO DA PERCEPÇÃO DO USUÁRIO. 2019. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco.


PAIVA, R. de. RESPOSTAS PERCEPTIVAS E FISIOLÓGICAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ANTES, DURANTE E APÓS UM TESTE FÍSICO EM QUADRAS DE ESPORTES TERMICAMENTE DISTINTAS. 2019. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco.


OLIVEIRA, A. P. P. O. Olhos nas ruas: o papel da ergonomia na elaboração de projetos de guaritas prediais como estratégia na prevenção de crimes. 2019. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco.


ARAUJO, P. D. DE A. ANÁLISE DE CRITÉRIOS ERGONÔMICOS DE REFERÊNCIA APLICÁVEIS A AMBIENTES HOSPITALARES PARA IDOSOS ACOMETIDOS DE CÂNCER. 2018. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco.


PESSOA NETO, F. E. C. Materiais usados em cozinhas integradas e suas influências na percepção ambiental. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

SILVA, R. C. da. Os efeitos da coerência, complexidade e novidade de dispositivos de pulso esportivo na qualidade visual percebida. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.


AMORIM, C. R. F. de. Imagem avaliativa de frentes de lojas dos centros de compras do Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste de Pernambuco. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.


FERNANDES, M. M. F. Qualidade cromática percebida em ambientes de trabalho em escritórios. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.


ALBUQUERQUE, L. T. de. Padronização versus Personalização: Análise das alterações morfológica nas plantas baixas de apartamentos à luz da ergonomia do ambiente construído. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.


OLIVEIRA, C. K. de. Procedimento conceitual para avaliação de ambientes de coworking: a qualidade visual percebida no novo padrão de escritório. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.


GROSSO, A. C. M. Qualidade visual percebida em cenas do edifício do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. 2018. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco.


SILVA, L. G. da C. A qualidade lumínica percebida em enfermarias hospitalares: estudo no Hospital das Clínicas de Pernambuco. 2018. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco.


SILVA JÚNIOR, J. A. S. Qualidade visual percebida de vitrines. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.


CAMPOS, M. L. T. Proposta de guia de verificação das condições de segurança e saúde no trabalho em laboratórios de ensino de química. 2016. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco.


BARROS, C. G. do R. A relação entre a arquitetura e a sinalização ambiental: buscando a harmonia desde o projeto arquitetônico. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.


XIMENES, C. M. B. N. A sala de aula e a percepção de seus usuários: u estudo de caso com estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPE. 2017. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco.


SANTOS, A. T. de A. ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UFPE: Mapeamento, diagnóstico e recomendações. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.


BARROS, F. A. de B. Diretrizes ergonomizadoras para ambientes dos postos de enfermagem de um hospital universitário da cidade do Recife- PE. 2017. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco.


LIMA, J. V. L. A. DE. Almoxarifados de instituições públicas: um estudo do ambiente físico à luz da ergonomia. 2017. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco.

SILVA, A. N. B. DA S. Arquivos funcionais em universidades sob foco da ergonomia do ambiente construído. 2016. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco.


MORAIS, K. de S. C. M. de. Travessias do tempo: elegendo caminhos sem obstáculos para um envelhecimento ativo na UNATI/UFPE. 2016. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco.


FALCÃO, C. H. L. Diretrizes projetuais para recepções setoriais de hospitais universitários federais. 2016. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco.

2011 – 2015

SOBRAL, E. R. F. de A. Percepção Ambiental de Idosos: anseios e desejos para o lugar de morar. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.


PAZ, C. M. da. Ergonomia em Ambientes Hospitalares: Diretrizes para a concepção de cozinhas e Lavanderias baseado em um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.


PORTO, N. R. S. Estudo comparativo entre instituições de longa permanência para idosos na cidade do Recife sob o foco da ergonomia do ambiente construído. 2015. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco.


BRIGIDO, B. S. F. Avaliação ergonômica do ambiente em laboratórios de enfermagem de educação superior. 2015. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco .


ARAUJO, M. C. Sala de Aula da Universidade Brasileira: o reflexo de uma legislação que negligência a ergonomia. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco .


TAVARES, A. S. T. Acessibilidade em Instituição para idosos – a ergonomia do ambiente construído sob a luz do Método do Espectro de Acessibilidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.

PAIVA, M. M. B. Ergonomia do ambiente construído em Instituições de Longa Permanência para Idosos – Estudos de Casos no Brasil e Portugal. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.

COSTA, A. P. L. Escritórios de auditoria em repartição pública – Análise Ergonômica do Ambiente. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco.

2005 – 2010

LEITE, A. K. de F. L. Avaliação do Ambiente Construído de Instituições de Longa Permanência para Idosos. 2010. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco .

MONTE, R. G. do. UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS ASPECTOS DIMENSIONAIS DE CÓDIGOS DE OBRAS E EDIFICAÇÕES SOB O ENFOQUE DA ERGONOMIA. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco.

CRUZ, H. R. R. da S. Avaliação pós-ocupação e apreciação ergonômica do ambiente construído: um estudo de caso. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco.

MACHADO, F. O. AVALIAÇÃO SIMULTÂNEA DOS DETERMINANTES DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS: Estudos de Casos no segmento Classe Média da Região Metropolitana do Recife / Pernambuco. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco.

ANDRETO, L. F. M. Influência do Espaço Construído na Produtividade: Avaliação Baseada na Ergonomia do Ambiente Construído e na Psicologia dos Espaços de Trabalho. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco.


<span>%d</span> blogueiros gostam disto: